Colégio Madalena Sofia News

ECO-SUSTENTABILIDADE.


Escrito por: Marketing Criado em: 02/07/2018 Categoria: Sobre nós

Buscar o melhor para as nossas crianças é de suma importância, não só para garantir que sejam felizes, mas também para que se tornem adultos melhores e ajudem a transformar o mundo em que vivemos. É seguindo uma linha educacional diferenciada, chamada Eco-Sustentabilidade, que nós do Colégio Madalena Sofia seguimos ano após ano. Com um compromisso em valores humanos, no diálogo e na reflexão crítica e criativa, desenvolvemos um trabalho educacional centrado na aprendizagem e na valorização da vida para a formação de pessoas competentes e preparadas para influir positivamente no mundo.

Dentro desta linha, iniciamos em 2017 as aulas de Práticas Sustentáveis (PS), inseridas no currículo do Fundamental 1 com dois objetivos principais. O primeiro deles é mostrar às crianças a importância do meio ambiente para que cresçam sabendo que os recursos naturais são finitos e, portanto, é preciso ser sustentável. O segundo é a ideia de que tudo está integrado. Aqui na escola, por exemplo, os resíduos do refeitório vão para os animais e, os resíduos deles vão para a compostagem. Esse processo gera terra fértil para a horta na forma de adubo, na qual, por sua vez, são cultivadas parte das hortaliças que servem o refeitório da nossa escola.

O termo Eco-Sustentabilidade surge da junção de eco, do grego “casa” e sustentável, do latim “sustentar, conservar”. Assim, tem por definição “conservação da casa”. E qual é a nossa casa, enquanto humanidade? O planeta onde habitamos. Ele tem recursos renováveis, mas para que esses tenham continuidade são necessárias condições adequadas de cuidado e conservação que nós, enquanto humanidade, não estamos proporcionando. Cabe a nós e às novas gerações a conscientização da limitação da vida nesse planeta e a busca de soluções para reverter alguns dos danos que já causamos. Temos consciência de que, se não começarmos já esse trabalho em casa e na escola, talvez, muito em breve, só nos restará lamentar.

Nas aulas de PS buscamos aproximar os estudantes dos elementos da natureza e desvirtuá-los um pouco do mundo tecnológico, investindo no contato com animais, como galinhas, patos, ovelhas, avestruzes, entre outros, e no contato com a natureza, por meio da nossa APP, Área de Preservação Ambiental localizada dentro da instituição e da nossa horta orgânica.

São diversas as atividades desenvolvidas na disciplina envolvendo flora, fauna, sustentabilidade e valores. Temos, por exemplo, a Trilha Sensitiva realizada tanto na horta orgânica, quanto na APP, na qual os estudantes aprendem sobre o conceito de Mata Ciliar e alguns processos ecológicos. Há também a trilha feita às cegas, onde são trabalhados olfato, paladar, audição e visão, proporcionando sensações no contato com a natureza. Na horta orgânica os estudantes realizam o plantio, o monitoramento e a colheita. Buscamos também associar os produtos naturais com os encontrados nas prateleiras dos supermercados e farmácias, mostrando aos estudantes que boa parte do que consumimos vem da terra. Eles também têm a oportunidade de identificar a origem e quais são os cuidados com o cultivo de alguns alimentos e assim tem uma educação desde cedo pautada para a autonomia, pois aprendem a plantar e podem aplicar estes aprendizados em suas casas. As aulas de PS também ajudam os estudantes a desenvolverem o senso crítico, ensinando a reconhecer produtos ecologicamente corretos de outros que contribuem para a poluição do nosso planeta, como o caso da bucha vegetal e da sintética.

Possuímos também um pequeno viveiro de plantas, no qual os estudantes plantam mudas de árvores ou sementes, acompanham seu desenvolvimento e recebem informações sobre o seu potencial para o plantio. Frutíferas, por exemplo, servem de alimento para pessoas e aves, atraindo esses animais. É mencionado também sobre as possibilidades de comércio das plantas e frutos, vislumbrando também possibilidades de empreendedorismo.

Há ainda atividades com os animais, nas quais as crianças aprendem sobre respeito e cuidado, sobre as suas origens, características de alimentação e de vivência. As ovelhas do colégio, por exemplo, são tosadas anualmente e os estudantes ajudam no processo. Recebem também informações sobre as aplicações da lã em larga escala e fazem aplicações em pequena escala, iniciando com o trato da lã. Em 2017 a lã foi utilizada como enchimento para bonecos de feltro que eles mesmos fizeram, utilizando, também, produtos da horta como aroma. Desta forma, puderam perceber na prática a possibilidade de criação de produtos feitos com boa parte de materiais que são seu objeto de estudo.

São diversas as ações desenvolvidas e é muito gratificante ver que estamos tendo resultados satisfatórios e que as crianças estão ficando cada vez mais conscientes, sensíveis e atentas à questão ambiental. Sabemos que para estes estudantes essas atividades irão refletir no seu futuro e do nosso planeta e esse é o nosso objetivo.


Escrito por: Marketing Criado em: 02/07/2018 Categoria: Sobre nós
Gostou da cobertura? Curta e Compartilhe com os seus amigos!

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização.


GRUPO EDUCACIONAL ITECNE - 2016