Colégio Madalena Sofia News

História - Madalena Sofia


Escrito por: Marketing Criado em: 02/07/2018 Categoria: História

Foi na cidade francesa de Amiens, em 1800, que surgiu o primeiro Colégio Sacré-Coeur de Jésus criado por Madeleine Sophie Barat, então com apenas 21 anos de idade. Meditando os gestos, palavras e atitudes de Jesus, Madalena Sofia foi aprendendo seu jeito de querer um mundo irmão. Prestando atenção aos acontecimentos, intuiu que, na educação da mulher, jogavam-se os destinos dos povos e da humanidade.

O pensionato rapidamente ganharia o mundo. Já em 1818 um grupo de religiosas atravessava o Atlântico, rumo à América; em 1865, outro grupo de missionárias também partiria, dessa vez com destino à África.

A Congregação cresceu, ramificando-se em várias regiões. Quando o Sacré-Coeur de Jésus veio para Curitiba as irmãs já atuavam nos cinco continentes, mas possuíam apenas três estabelecimentos no Brasil. Os dois primeiros foram criados no Rio de Janeiro: o Internato da Tijuca, inaugurado em 1904, e o Externato da Glória, criado em 1909 (mais tarde transferido para o Morro da Graça); em 1948, construiu-se uma sede em Belo Horizonte.

Em Curitiba, como em outras partes do mundo, o Sacré-Coeur dedicava-se à educação feminina com especial atenção à formação religiosa de suas educandas.

A proposta da fundação do Colégio Sacré-Coeur de Jésus em Curitiba surgiu em agosto de 1955, por iniciativa de D. Manuel da Silveira D´Elboux, Arcebisco de Curitiba. Um mês depois, a convite de Dona Flora Munhoz da Rocha, a Madre Vigária Cavada e a Reverenda Madre Imbert visitaram a cidade e analisaram as suas possibilidades para receber a instituição.

Feito o contato inicial, outras viagens sucederam-se à espera de que a Assembleia Legislativa do Estado confirmasse a doação de um terreno para a Congregação. Em janeiro de 1956 veio a resposta, e a Sociedade Sacré-Coeur de Jésus recebeu, do governo estadual, um terreno de 8 alqueires próximo à região do Tarumã.

Em agosto de 1956, as irmãs fundadoras vieram em definitivo para Curitiba, ficando hospedadas nas dependências do Hospital Cajuru.

O local cedido para a instalação provisória do Colégio acabou sendo o primeiro visitado quase dois anos antes, quando as irmãs conheceram a cidade: o antigo Liceu Rio Branco, no Batel, na época em trâmites legais de aquisição pelo governo.

Em 1957 lá iniciaram, sob a direção da Madre Imbert, com o curso primário e admissão, internato e semi-internato. No ano seguinte já abriram a primeira turma do curso ginasial. O horário das aulas era das 8 às 17 horas e o Colégio oferecia ônibus particular para o transporte das educandas.

Com o Colégio funcionando no Batel iniciou-se, com recursos da Congregação, a construção da nova sede. Durante esse período, eram frequentes os "passeios ao Tarumã", onde as alunas visitavam as obras, brincavam, pescavam e merendavam na relva.

A mudança para a sede definitiva ocorreu em agosto de 1959, apesar da obra ainda não estar concluída. No final desse ano, e ao longo de boa parte do ano seguinte, portas e ladrilhos eram colocados enquanto prosseguia a rotina do Colégio.

Além das aulas, os trajetos nos ônibus, os cânticos na capela, as reverências, as filas, o refeitório, os recreios no pilotis, as reuniões de notas com entrega de cruzes e fitas, o congé, o mês de Maria, a festa da Mater, todas iam formando nas alunas o espírito de "enfant du Sacré-Coeur".Durante a fase final da construção, nesse período as irmãs iniciaram seu trabalho na comunidade e deixaram o espaço do Colégio sempre aberto a visitantes em passagem por Curitiba, seja por motivos de tratamento de saúde ou devido a eventos e encontros. Dois meses após a mudança, apesar dos transtornos das obras, o Colégio recebia hóspedes pela primeira vez: um grupo de 50 meninas da Juventude Estudantil Católica.

O novo edifício do Colégio Sacré-Coeur foi oficialmente inaugurado em 1960 e hoje, em 2018, em rumo aos nossos 60 anos desde a nossa inauguração, continuamos essa linda história pautada na educação de nossos educandos buscando construir valores que ficarão em suas vidas.


Escrito por: Marketing Criado em: 02/07/2018 Categoria: Sobre nós
Gostou da cobertura? Curta e Compartilhe com os seus amigos!

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização.


GRUPO EDUCACIONAL ITECNE - 2016